top of page

Vereadores participam de Audiência Pública sobre água tratada no município

Foto do escritor: Reginaldo  Palazzo - DRT AC 203Reginaldo Palazzo - DRT AC 203

População teve oportunidade de reivindicar direitos



Por Reginaldo Palazzo – Foi realizada hoje (25), na sede própria da Câmara Municipal de Tarauacá uma ‘Audiência Pública’ com representantes da SANEACRE (Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre), que vieram de Rio Branco expor sobre reivindicação versus planejamento.


Essa audiência é oriunda do gabinete do vereador Chagas Batista que solicitou a mesma através do Requerimento Nº 003/2025 devido as constantes reclamações que recebe da população devido a falta de água tratada no encanamento dos domicílios tarauacaenses.


A audiência foi dividida em duas partes, pela manhã os técnicos da SANEACRE se reuniram com os vereadores para dar uma preliminar dos problemas inerentes as demandas solicitadas, e a tarde ouvir a população que compareceu para reivindicar seu direito.


Representando a autarquia estadual compareceram, Alan Ferraz – Diretor de Operações, Daniela Aguilar – Diretora de Planejamento e Projetos de Saneamento e o gerente responsável pela filial em Tarauacá, José Vaz.


Representando o poder executivo estava o secretário de administração Enivaldo Cavalcante.



“Nós solicitamos essa audiência pra saber o que realmente tem de fato previsto, nós temos que lutar, acho que isso é um compromisso dessa Casa, de todos nós e acho que da SANEACRE também, é preciso universalizar o abastecimento de água. Disse Chagas Batista.


Ainda em fala dita pelo vereador o mesmo disse que: “Tarauacá está há sete anos sem investimento em captação, armazenamento e distribuição de água”.


Altamente técnicos e bem preparados os profissionais com desenvoltura mostraram que o fator primordial para aumentar a captação, tratamento e distribuição de água em nosso município é investimento.


Segundo eles, o planejamento está pronto e cada área prioritária para Tarauacá está dentro de seu portifólio de expansão, inclusive abrangendo os próximos vinte anos, de por exemplo, o crescimento populacional de determinada área para terem uma margem de segurança justamente aguardando destinação de emendas.


Alternativamente os técnicos deram exemplos de ações bem sucedidas com apoio de emendas parlamentares, mostrando que esse é o caminho mais viável, rápido e plausível de se conseguir o objetivo que é mitigar esse problema a curto e médio prazo.



Ainda no tocante a investimentos Daniela Aguilar disse que eles dependem muito de verba da união ou emendas parlamentares e que de doze projetos apresentados Tarauacá apesar de ser apresentada como prioridade, foi o único município que ficou de fora da verba do PAC talvez por ser o de maior valor, mais de 13 milhões de reais que permitiria trocar o local de captação do Igarapé Pirajá para o Rio Tarauacá.




Encaminhamento


Ficou encaminhado que os vereadores vão fazer uma caravana para ir em Rio Branco, conversar com os órgãos responsáveis, reunir bancada parlamentar, tudo isso para ir atrás de recursos.



Algumas localidades serão beneficiadas a curto prazo, podemos citar o Bairro das Flores onde já estão com o material faltando apenas a contrapartida da prefeitura em fazer o elevado e a Energisa realizar a instalação elétrica.



Комментарии


Logo Câmara Tarauaca (1).png

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA ​

Câmara Municipal de Tarauacá

CNPJ 04.052.734/0001-75

📱 + 55 68 3462-2098 (Reginaldo Palazzo)

🏢 Rua Coronel Juvêncio Menezes, 396 - Centro, Tarauacá - AC, 69970-000

📅 Segunda a Sexta-Feira, 7h às 13h

📧 camaratk@gmail.com

​​

Sessões todas as terças e quartas-feiras às 9 horas. 

População, compareça e participe! Queremos ouvir sua voz!

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page